Home / Atualidades / Estrada com painéis solares é inaugurada na França
Banner 300x250

Estrada com painéis solares é inaugurada na França

A pequena cidade de Tourouvre-au-Perche, localizada na região da Normandia, França, é a primeira do país com um trecho de estrada revestido de painéis solares. Com um quilômetro de extensão, a via “solar” possui placas com células fotovoltaicas revestidas de resina especial, que garante sua proteção contra intemperes e o tráfego de veículos, mesmo pesados.

Imagem estrada com captação de energia solar via painéis solares

 

A faixa solar da via que atravessa a cidade receberá um tráfego de 2.000 veículos por dia e o tempo de exposição ao sol contribuirá para a iluminação pública do local, que possui 3,4 mil habitantes. Apesar de a tecnologia – chamada de Wattway – começar a ser implantada, como alternativa limpa para geração de energia, a iniciativa tem atraído também críticas.

Tourouvre-au-Perche é considerada a cidade com menor índice de sol por ano na França, algo como 44 dias. Cidades como Marselha, por exemplo, possuem 170 dias de sol por ano. Os críticos dizem que o governo deveria ter escolhido localidades com maior índice de luz solar para que a tecnologia seja mais bem aproveitada, garantindo maior conversão de energia.

Com custo de 5 milhões de euros, o trecho de um quilômetro em Tourouvre-au-Perche é incompatível com o valor investido, embora a empresa Colas, que desenvolve a tecnologia, promete uma redução futura nos custos de implantação. As chamadas estradas solares deverão ter pelo menos um km de pistas com células fotovoltaicas a cada mil km, sendo que a França conta com um milhão de km de estradas.

 

Fonte: https://www.noticiasautomotivas.com.br  [Cadena Ser/Colas Wattway

 

Assuntos relacionados:

Meta de 25 gigawatts de energia solar fotovoltaica em 2030 deve trazer mais de R$ 125 bilhões em investimentos ao País

 

Imagem Ranger 2017 tecnologia para trabalhos forçados

Desenvolvimento de produto Com Sustentabilidade

 

 

AMARO 300x250 17S02 - Desconto Progressivo

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*