Home / Atualidades / Cisco anuncia vencedores do Desafio de Inovação Urbana
Banner MAV 300x250

Cisco anuncia vencedores do Desafio de Inovação Urbana

As startups Áudio Alerta, Livrit, Nearbee, Net Sensors e Viibus são as vencedoras do Desafio Cisco de Inovação Urbana Porto Maravilha (www.desafiocisco.com.br). Elas foram selecionadas entre 15 finalistas e participarão de um programa de aceleração profissional apoiado pelo Centro de Inovação IoE (Internet de Todas as Coisas) da Cisco, no Rio de Janeiro.

O objetivo é que os cinco aplicativos sejam implementados no Porto Maravilha antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O anúncio foi feito neste domingo, 18 de outubro, durante o encerramento do Startup Weekend do Desafio Cisco, evento que ocorreu entre os dias 16 e 18 no Centro de Inovação.

ViewImage

As soluções vencedoras estão focadas na inovação urbana e buscam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e visitantes do Rio de Janeiro, assim como otimizar a gestão urbana e implementar novos serviços inteligentes na região. São elas: microfone inteligente que detecta automaticamente sons incomuns e envia alertas, criado pela Áudio Alerta; plataforma de mapeamento colaborativo de estabelecimentos e navegação para pessoas com deficiência física, desenvolvida pela Livrit; plataforma de segurança colaborativa, da Nearbee; solução física e inteligente, integradas e customizadas com uso de IoT para retenção e gestão de resíduos sólidos em bueiros, da Net Sensors; e um ponto de ônibus inteligente para pessoas com deficiência visual, da Viibus.

Os projetos ganhadores passarão por um programa profissional de aceleração de cinco meses que incluirá o apoio e a mentoria de diversos parceiros da Cisco como Universidade Estácio, Sebrae Rio de Janeiro, Liga Ventures e a aceleradora Plug And Play, do Vale do Silício. Durante o período de aceleração será realizado um diagnóstico preciso do modelo de negócio  e da proposta de valor das soluções ganhadoras, com o apoio de especialistas em várias áreas, como marketing, desenvolvimento de produto e formação de equipe. As startups também contarão com a assessoria técnica do Centro de Inovação sobre a plataforma IoE que a Cisco está implementando no Porto Maravilha, como parte de seu legado para a cidade do Rio de Janeiro.

Lançado em agosto deste ano, o desafio abriu a oportunidade para que empreendedores, desenvolvedores, startups e universidades de todo o Brasil apresentassem projetos e aplicativos elaborados com base na plataforma de Internet de Todas as Coisas (IoE).

No total, o Desafio recebeu 104 propostas de projetos. Os critérios de avaliação levaram em consideração aspectos como inovação, impacto socioeconômico, viabilidade para implementação, multidisciplinaridade da equipe, eficiência do modelo de negócios proposto e sinergia com a tecnologia Cisco. Foram três fases para chegar à seleção final. Na última fase, 15 grupos finalistas aperfeiçoaram, durante o fim de semana,  as soluções submetidas e  apresentaram seus projetos para uma banca examinadora, composta por executivos e especialistas da Cisco e de empresas parceiras.

“O objetivo do Desafio foi incentivar o ecossistema de inovação e o desenvolvimento de aplicações de software digital em cima da plataforma tecnológica de Internet de Todas as Coisas que a Cisco está implementando no Porto Maravilha. O que os finalistas do Desafio Cisco nos mostraram nos últimos três dias foram propostas que procuram formas diferentes, criativas e inovadoras de resolver problemas do cotidiano de cidades grandes, como a mobilidade, a gestão de serviços públicos, a melhoria dos transportes públicos e das telecomunicações. Encerramos este evento muito entusiasmados com todos os projetos que vimos e esperamos uma aplicabilidade real na região das soluções ganhadoras”, afirma Nina Lualdi, Diretora Sênior de Inovação para América Latina da Cisco.

O Desafio faz parte da iniciativa da Cisco de Inovação Urbana no Porto Maravilha, um dos projetos da empresa para contribuir para a construção de um legado duradouro para a transformação da cidade do Rio de Janeiro. Através de iniciativas dos setores público e privado, o Porto Maravilha será um modelo de bairro inteligente, com zonas residencial e comercial, rede de transporte público e infraestrutura de telecomunicações eficientes. A visão da Cisco, alinhada com a Prefeitura do Rio de Janeiro, é tornar a área do Porto Maravilha um exemplo único de um Bairro Mais Inteligente e Mais Humano, através de uma plataforma conectada e serviços inteligentes, permitindo que cidadãos e visitantes se conectem entre si e também se conectem com a cidade e com o Governo.

Entre os parceiros da Cisco para o Desafio estão a Secretaria Especial de  Concessões e Parcerias Público-Privadas do Rio de Janeiro, a Cdurp – Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto Maravilha, o Distrito Criativo do Porto Maravilha, o fundo de venture capital Redpoint e.ventures, a Universidade Estácio de Sá e a EMC.

Conheça os projetos vencedores

Audio Alerta: criada por Silvio Aragão de Melo Junior e Ivo Frazão Nascimento, de Recife, Pernambuco, a Audio Alerta é uma solução de segurança de áreas internas e externas, capaz de monitorar, através de sistemas de vídeo vigilância, o ambiente e identificar sons incomuns, inclusive em locais com muito ruído. Na versão indoor, o Áudio Alerta gera alertas antes que o sinistros e atividades suspeitas ocorram, podendo acionar as autoridades competentes. A versão outdoor, focada em segurança pública, otimiza o investimento já feito por governos locais e estaduais  em Vídeo-monitoramento.

Livrit:  criada por Francisco Viniegra, Carlos Leão e Ruan de Almeida, do Rio de Janeiro, a Livrit é uma plataforma de mapeamento colaborativo com foco em pessoas com deficiência física, que vai além de encontrar as melhores rotas acessíveis. A plataforma também informa se o estabelecimento de destino é acessível ou não, usando gamificação para classificá-los.

Nearbee: desenvolvida por Felipe Fontes, Marcelo Marabita e Renan Basso, de Campinas, São Paulo, Nearbee é uma plataforma de interação geosocial, que permite que pessoas próximas, mesmo que não se conheçam, possam se ajudar e interagir, estimulando a retomada de uma vida em comunidade mais saudável e participativa. E em situações emergenciais, o Nearbee conecta autoridades à pessoas próximas e parentes da vítima, para a melhor tomada de decisão para o socorro.

Net Sensors: desenvolvido por Carlos Chiaradia, Vitor Paulo Ruas Xavier e Alas Jackson, de Belo Horizonte, Minas Gerais, o Net Sensors é um sistema integrado de retenção e gestão de resíduos sólidos em bueiros, que permite o monitoramento com sensores e gerenciamento dos pontos de drenagem pluvial espalhados pelas cidades. O objetivo é evitar alagamentos relacionados com a perda de efetividade dos sistemas de drenagem pluvial por falhas de manutenção e limpeza.

ViiBus: formada pelos irmãos Douglas e Jean Toledo, da cidade de Campinas, São Paulo, o projeto consiste em ponto de ônibus inteligente para auxiliar pessoas com deficiência visual na utilização dos sistemas de transportes urbanos. O projeto é a integração de uma solução de hardware utilizando eletrônica embarcada para comunicação entre deficientes visuais, ponto inteligente e ônibus, e uma solução cloud para gerenciamento dos dados de uso.

 

Sobre a Cisco

A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em Tecnologia da Informação, que ajuda empresas a aproveitarem as oportunidades do amanhã, demonstrando que coisas surpreendentes acontecem quando se conecta o que antes estava desconectado.

About Agência Canal Veiculação

Função: Agências e Canais Cadastrados | Sobre o autor: Material veiculado através da mídia parceira e canal associado. O OverBR não se responsabiliza pela veracidade do conteúdo deste artigo ou canal quando não certificado e acompanhado devidamente da Fonte ou Agência Publicitária, bem como a assinatura do seu Autor. Qualquer divergência de conteúdo ou Autoria, procure imediatamente nossa Redação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*