Home / Artigos / Nap IT aprimora performance de tecnologias integradas

Nap IT aprimora performance de tecnologias integradas

Nap IT aprimora performance de tecnologias integradas à Souza Cruz em Uberlândia.

Integradora promoveu mapeamento completo no ambiente de rede sem fio, para identificar e corrigir falhas.

Na busca por melhorias da conexão da rede sem fio, nem sempre expandir a infraestrutura, com mais equipamentos, é a solução ideal.

Um exemplo é o cenário enfrentado pela Souza Cruz, na unidade de produção de Uberlândia (MG) que, ao atuar;

Com duas estruturas paralelas e em operação simultânea, passou a sofrer constantes oscilações na transmissão de sinal de sua conexão Wireless.

A fim de melhorar essa performance, a empresa selou parceria com a Nap IT, consultoria especializada na análise e desenvolvimento de redes, que teve a missão de definir a estratégia adequada para atacar os problemas.

O primeiro passo foi fazer o mapeamento (Assessment) completo do ambiente, e que teve como ponto de atenção a integração de uma nova estrutura para a área de qualidade, que disponibilizou uma rede sem fio para utilização de leitores de código de barras, realizado há pouco mais de um ano.

De acordo com o Network Engineer da Nap IT, Gustavo Emerim, a unidade já contava com uma rede alocada e;

Após essa implementação, os níveis de conexão baixaram seu desempenho consideravelmente.

Após o Assessment, a Nap IT realizou o Site Survey, técnica que analisa ondas de radiofrequência para mensurar a entrega do sinal Wi-Fi e a capacidade de cobertura do ambiente.

Em termos gerais, a análise nessa unidade da Souza Cruz – que soma mais de 16 mil m² – tinha dois objetivos principais:

Observar quais eram as reais condições das redes instaladas; e alinhar as tecnologias para chegar a uma abrangência completa do sinal.

Outra meta do Site Survey era identificar as opções mais ágeis e econômicas, a partir das tecnologias já integradas.

“A Nap IT sempre tem a preocupação de ajudar nossos clientes a otimizarem suas infraestruturas.

Nesse caso, procuramos ver qual era a capacidade dos dispositivos instalados e como poderíamos executar as melhorias no menor prazo e com o menor custo”, ressalta Emerim.

Resultados e oportunidades

Os parâmetros apresentados pelo Site Survey mostraram que a principal causa das falhas era, justamente, o excesso de pontos de acesso instalados.

Ao todo, a unidade contava com sete Access Points (quatro integrados à rede de qualidade, recém-aplicados ao espaço;

E três equipamentos mais antigos, dedicados à rede corporativa geral).

Na prática, o que acontecia era que o alto número de dispositivos estava gerando interferências no sistema, dificultando a comunicação da rede.

Ajuste e configuração: o real combate aos problemas

Com o problema identificado e todas as variáveis analisadas pela Nap IT, o desafio era entregar uma solução prática e eficaz para o cliente.

A proposta foi aproveitar a nova rede instalada, com equipamentos mais modernos e robustos, para transmitir as duas redes necessárias de forma concomitante.

“Indicamos a desativação da estrutura legada, que já não tinha suporte para configuração, e fizemos todos os ajustes necessários para que os quatro Access Points mais novos pudessem operar as redes de forma conjunta, preservando todos os aspectos de segurança que cada rede exigia”, observa o profissional da Nap IT.

Dessa forma, além de melhorar o desempenho da rede à disposição dos colaboradores, a solução aplicada evitou altos investimentos em upgrade das tecnologias, com benefícios diretos ao planejamento estratégico da unidade.

“O planejamento e a configuração correta dos equipamentos, em muitos casos, é a melhor possibilidade para diminuir gastos e maximizar o potencial de uma rede sem fio”, conclui Emerim.

Para o Gerente de IT da Souza Cruz, Márcio Neves, as soluções aplicadas pela Nap IT demonstraram a necessidade do;

Dimensionamento ideal das tecnologias ao ambiente para que elas atuem na sua melhor performance.
Sobre a Nap IT
A Nap IT – Network Solutions é uma empresa brasileira especializada em consultoria de redes corporativas e integração de soluções em TI.

Fundada em 2011, deu início a sua operação atuando dentro de um novo conceito, o Tuning de Rede, pelo qual a customização torna as tecnologias aptas a operarem em alta disponibilidade e com o máximo de performance disponível.

A aplicação do conceito é realizada pela análise e configuração customizada dos equipamentos, para que a rede atinja seu potencial máximo, com alta performance e elevados níveis de estabilidade e segurança.

Na área de integração, associa qualidade e agilidade na prestação de serviços a tecnologias de ponta.

A Nap IT ainda fortalece seu diferencial de qualidade pelo plano de certificações técnicas ministrado em seus consultores na linha das soluções Cisco.

Com um portfólio completo de serviços, a Nap IT oferece ainda outsourcing, cabeamento estruturado, monitoramento de infraestrutura, certificações e venda.

E nas soluções específicas para desempenho de rede, entrega gerenciamento de projetos e análise de rede;

Otimização, implementação e segurança de rede; e gestão de telefonia.

Mais informações, acesse o site www.napit.com.br

300x250

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*